2ª Edição – Trail da Curvachia

14 de Abril de 2024

Ponto 1)

Condições de Participação

1.1) Idade de participação nas diferentes provas

Trail Curto 18Km e Mini Trail 12 Km – Idade mínima obrigatória 18 anos.

Caminhada 10 Km – A partir dos 6 anos (desde que acompanhados pelos pais ou adulto com essa responsabilidade - não são aconselhados carrinhos de bebé). Todos os caminhantes com 12 anos ou mais pagam inscrição. Caminhantes com idade inferior a 12 anos podem participar gratuitamente sem necessidade de inscrição.

Nota: não há lugar a seguro para menores de 18 anos.

1.2) Inscrição Regularizada

As inscrições são exclusivamente efetuadas através do sistema de inscrições on-line da empresa de gestão de eventos Recorde Pessoal, através do site: www.recordepessoal.pt

A veracidade dos dados é da responsabilidade do participante.

A inscrição só é válida após o pagamento da mesma. 

1.3) Condições Físicas

Para participar é necessário estar consciente das distâncias e das dificuldades da corrida e da caminhada em trilhos e dos desníveis das mesmas.

É necessário estar adequadamente preparado física e mentalmente.

Ter capacidade de autonomia em montanha que lhe permita gerir problemas que derivam deste tipo de prova e caminhada, tais como pequenas lesões, dores musculares e articulares, problemas digestivos e fadiga.

1.4) Ajuda Externa

A ajuda externa permitida enquadra-se apenas na assistência médica, de primeiros socorros ou similar. Qualquer outra ajuda que se traduza numa vantagem relativamente aos restantes atletas, como por exemplo o auxílio no transporte, não é permitida.

1.5) Dorsal/Peitoral

O número do atleta (dorsal) é pessoal e intransmissível e tem de ser usado à frente do corpo, de preferência ao nível do peito. O nome e o logótipo dos patrocinadores não podem ser modificados ou escondidos.

A organização não fornece alfinetes.

O atleta que não tenha o seu número visível será advertido e penalizado, conforme alínea 2.7) do presente regulamento.

Em caso de desclassificação ou desistência o dorsal tem de ser entregue à organização que após o evento, e caso seja solicitado, o pode devolver ao atleta.

1.6) Regras de conduta desportiva

Comportamento inadequado, agressão física ou o recurso à linguagem ofensiva será advertido com penalização, desqualificação ou expulsão.

O Trail da Curvachia é organizado com total respeito pela natureza e promove acima de tudo o fair-play.

É fundamental que o participante ajude qualquer pessoa em perigo e alerte o organizador.

O organizador pode excluir qualquer atleta que condicione a gestão e o bom funcionamento da prova mesmo antes do seu início. Caso isso ocorra não há direito a reembolso.

Ponto 2) 

Prova

2.1) Apresentação da prova

A 2ª Edição do Trail da Curvachia é um evento organizado pelo Clube Bairro dos Anjos, com o apoio da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes e da Câmara Municipal de Leiria. Será realizado no dia 14 de Abril de 2024, independentemente das condições climatéricas desde que o organizador entenda que não existe risco acrescido aos participantes.

Dada a exigência deste tipo de eventos a organização pode alterar os percursos se entender que estão reunidas as condições de segurança.

O evento é composto por duas provas competitivas e uma caminhada não competitiva.

  • Trail Curto 18Km - Percurso com cerca de +/-18km de dificuldade média.
  • Mini Trail 12Km - Percurso com cerca de +/-12km de dificuldade média baixa.
  • Caminhada – 10Km

Trail Curto 18K Pontuável no Circuito de Trail Sprint ADAL – DAMISTORE.PT

Nota: Estes dados poderão ser retificados até um mês antes da realização do evento.

A organização reserva o direito de alterar as distâncias e o desnível se assim o entender sendo

a alteração, no caso do desnível, nunca superior a 10%.

2.2) Programa / Horário

7h30m: Abertura de Secretariado no GRAP / Pousos - Grupo Recreativo Amigos da Paz;

8h30m: Encerramento de Secretariado

8h45m: Briefing na zona de partida

9h00m: Partida do Trail Curto

9h10m: Partida do Mini-Trail

9h20m: Partida da caminhada

12h00m: Hora prevista para a entrega de prémios

13h00m: Encerramento do evento com almoço opcional; Sopa da Pedra, Bebida e Fruta.

2.3) Mapa / Perfil Altimétrico / Descrição do Percurso

Informação futuramente disponível na página do evento: https://trail.baleiria.pt/

2.4) Metodologia de Controlo de Tempo

No Trail Curto 18Km e Mini Trail 12Km o controlo de tempos será feito através de Dorsal com chip, este não pode ser dobrado ou colocado dentro da mochila sob pena de não haver registo de passagem nos PAC (Postos de Abastecimento e Controlo)

O tempo limite para a conclusão dos percursos é de 03h30.

2.5) Postos de Abastecimento

Trail Curto 18Km – 1 Abastecimento sólidos e líquidos, 1 abastecimento de líquidos e abastecimento final

Mini Trail 12Km – 1 Abastecimento sólidos e líquidos e abastecimento final

Caminhada 10Km – 1 Abastecimento sólidos e líquidos e abastecimento final

Os locais exatos dos abastecimentos serão oportunamente divulgados na página do evento: https://trail.baleiria.pt/

Não serão fornecidos copos nos PAC. O atleta deve transportar o seu recipiente para líquidos.

Em caso de se verificarem temperaturas elevadas no dia da prova, a organização providenciará vários pontos com água ao longo do percurso.

2.6) Material Obrigatório / Recomendado

Roupa e calçado confortável adequado à prática de trail

Telemóvel funcional

Depósito de água/garrafa/flask/copo

Apito

2.7) Desclassificações

Será desclassificado quem:

Não cumpra o que está definido no presente regulamento;

Não cumpra na integra o percurso definido pela organização;

Não respeito os pontos de controlo;

Tenha uma conduta antidesportiva;

Tenha uma conduta anti ambiental;

Demonstre falta de respeito para com todos os envolvidos.

A desclassificação implica a cessão da responsabilidade da organização perante o atleta/pedestrianista.

2.8) Responsabilidade perante o Participante

O participante ao inscrever-se declara que aceita as condições descritas no presente regulamento e assume por sua livre e espontânea vontade os riscos e consequências decorrentes da participação na prova, sejam danos morais, físicos, materiais ou outra natureza.

Fica a organização bem como todos os envolvidos na organização da prova isentos de responsabilidade para além das obrigatórias por lei.

2.9) Seguros

O organizador contrata para o evento um seguro de responsabilidade civil e um seguro desportivo para o dia do evento. Estes seguros não abrangem atos negligentes e/ou deliberados, assim como atos criminosos.

Ponto 3) 

Inscrições

3.1) Processo de inscrição

As inscrições são efetuadas na página: www.recordepessoal.pt

A veracidade dos dados fornecidos é da responsabilidade do participante ou da equipa

que o inscreve.

3.2) Taxas de inscrição

Trail Curto 18Km – 16€

Mini Trail 12Km – 13€ 

Caminhada 10Km – 10€

* Desconto de 1,00€ para atletas filiados na ADAL.

Almoço: Inscrição Atleta +4€ €; Acompanhante +6€

3.3) Condições de devolução da taxa de inscrição

No caso comprovado por atestado/declaração médica da impossibilidade de participação do atleta até 30 dias antes da realização da prova será devolvida 50% do valor da inscrição, após essa data e até ao dia limite das inscrições será devolvida 25% do valor da inscrição.

Caso as provas não se realizem por motivo imposto pela proteção civil, por exemplo risco máximo de incêndio, será devolvido um montante mínimo de 80% do valor da inscrição.

Caso as condições climatéricas não permitam a realização do evento a organização reserva-se no direito de tomar a decisão conforme a gravidade do cancelamento nos 30 dias posteriores e comunicada aos atletas inscritos por mail.

3.4) Dados de Faturação

Quando efetuada a inscrição o atleta deve ter em consideração que os dados inseridos no formulário, caso pretendam, serão os dados utilizados para efeito de faturação. Se o atleta necessitar que a fatura seja emitida com os dados da equipa ou empresa que patrocina a inscrição, aquando do preenchimento do formulário deve ter em consideração o mencionado e inserir os dados de faturação pretendidos.

Uma vez emitida, não é de todo possível voltar a passar nova fatura.

3.5) A inscrição inclui:

Seguro

Brinde de participação – medalha finisher

T-Shirt técnica

Abastecimentos intermédios

Outros brindes que a organização vier a angariar

3.6) Limite de Inscrições

Trail Curto 18Km – 180 Atletas

Mini Trail 12Km – 180 Atletas

Caminhada 10Km – 140 Atletas

3.7) Secretariado / Horários / Locais

Dia 13 Abril 2024

 Será oportunamente divulgado na página do evento: https://trail.baleiria.pt/

Dia 14 Abril 2024

07:30 – Abertura de Secretariado

08:50 – Encerramento de Secretariado.

09:00 – Partida Trail 18Km

09:10 – Partida Trail 10Km

09:20 – Partida da caminhada

12:00 – Entrega de prémios

3.8) Serviços disponibilizados – Banhos

Os atletas da 2ª Edição do Trail da Curvachia terão direito a banho no final da prova, nos balneários do GRAP – Grupo Recreativo Amigos da Paz – Rua Virgílio Monteiro, 2410-408 Leiria.

Ponto 4) 

Categorias, Prémios e Classificações

4.1) Entrega de prémios

Os prémios são entregues no dia 14/04/2024 às 12:00, na zona da meta.

4.2) Escalões Etários (Só para a prova Trail Curto 18K)

Seniores M/F – 23 aos 34 anos

Veteranos M/F 35 - 35 aos 39 anos

Veteranos M/F 40 - 40 aos 44 anos

Veteranos M/F 45 - 45 aos 49 anos

Veteranos M/F 50 - 50 aos 54 anos

Veteranos M/F 55 - 55 aos 59 anos

Veteranos M/F 60 – Mais de 60 anos

Prémios e Troféus 

Medalha Finisher para todos os finalistas do Trail Curto e Mini Trail;

Troféu para os três primeiros da Geral e de cada Escalão (Femininos e Masculinos) no Trail Curto 18KM;

Troféu para os três primeiros da Geral (Femininos e Masculinos) no Mini Trail 12KM;

Troféu para as três primeiras equipas (Femininos e Masculinos) classificadas no Trail Curto 18Km.

A classificação coletiva para o trail determina-se com base na classificação geral absoluta (sem distinção de escalão ou sexo), somando a classificação dos três primeiros classificados de cada equipa. As equipas vencedoras serão as que obtiverem o menos somatório das três classificações. Situações de empate serão resolvidas pelo melhor tempo do último elemento dos três em causa.

A ausência dos premiados na cerimónia entende-se como renúncia ao prémio.

 4.3) Classificações

O Trail Curto 18Km e o Mini Trail 12Km terão cronometragem com chip eletrónico. Os resultados serão colocados online à passagem do atleta na meta https://www.recordepessoal.pt/resultados

A caminhada não será cronometrada, nem terá caráter competitivo.

4.4) Prazo para reclamação de Classificações

Os participantes podem apresentar as reclamações das classificações apresentadas pela organização no prazo de 24 horas após a sua publicação. Findo este prazo as mesmas assumem-se como definitivas.

Ponto 5)

Informações diversas

5.1) Como chegar

Morada: Pavilhão Desportivo dos Pousos 

Rua Virgílio Monteiro, 2410-408 Leiria

https://maps.app.goo.gl/cDWNnrytd5yWHuUQA

5.2) Publicidade e direitos de imagem

Os participantes são livres para captar imagens e vídeos do evento.

A organização, patrocinadores e parceiros que colaboram na realização das provas podem usar qualquer imagem da mesma. No caso do atleta ou caminheiro não pretender que a sua imagem seja divulgada, deve informar a organização por escrito.

5.3) Responsabilidade ambiental

Todos os espaços onde decorrerá este evento devem ser conservados e mantidos limpos e preservados para que no futuro todas as pessoas possam caminhar ou treinar nas mesmas condições anteriores ao evento.

Os participantes devem manter consigo qualquer lixo até ao PAC mais próximo onde existirão recipientes próprios para a recolha e separação dos mesmos a fim de serem reciclados.

5.4) Apoio e emergência

A organização dispõe de equipas de apoio, socorro e emergência para prestar cuidados aos participantes.

No dorsal estará impresso um número de emergência da organização.

5.5) Casos Omissos

Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela organização, de cujas decisões não haverá recurso.

Contatos:

Para qualquer dúvida ou assunto relacionado com a prova ou inscrições deverá ser enviado email para: bamigosdacorrida@gmail.com

Leiria, 17 de Janeiro de 2024

A Direção do Clube Bairro dos Anjos